Solução Corretiva Baseada no Risco

2.2.1 Módulo Estudo

O módulo Estudo é destinado ao fornecimento de informações gerais do cenário da simulação e possui as seguintes opções: Identificação, Georreferenciamento, Domínio de Simulação, Tempo de Simulação e Anotações.


 

Figura 2.32. Módulo Estudo.

Identificação: a opção contém as informações gerais do estudo e seu preenchimento é opcional. Esta apresenta os seguintes campos (Figura 2.32):

·       Título: título do estudo;

·       Responsável: responsável técnico pelo estudo;

·       Data: data da realização do estudo;

·       Local: local onde o estudo foi realizado;

·       Observações: observações referentes ao estudo;

·       Requerente: pessoa Física ou Jurídica que requisitou o Estudo.

 

Figura 2.33 Padrão das Coordenadas de Georreferenciamento no SCBR.

Georreferenciamento: contém as informações a respeito do mapa de base e as coordenadas georreferenciadas da área de estudo (Figura 3.34). O fornecimento de informações na opção Georreferenciamento é opcional. Porém, é altamente recomendado que sempre se georreferencie o estudo, mesmo quando não houver mapa base (figura de fundo). Por padrão, o SCBR considera a origem sendo as coordenadas (X = 0; Y = 0) e o limite extremo como sendo a coordenada (50,0 m; 20,0 m).

 

 

Figura 2.34 Georreferenciamento do mapa base.

O comando Ajustar ( ) mostra toda a área georreferenciada (área compreendida entre as coordenadas informadas). O comando Aproximar () tem a função de aumentar o zoom na área georreferenciada e o comando Afastar () tem a função de diminuir o zoom na área georreferenciada.

Ao clicar em Mudar, o assistente de Georreferenciamento será aberto. Esse assistente é utilizado para georreferenciar o mapa base.

·   Importar       : importa o mapa base no formato “.bmp” ou “.jpg”;

·   Cancelar       : cancela o mapa base importado;

·   Pontos de Referência: são posições com coordenadas conhecidas. É obrigatório informar dois pontos de referência e suas respectivas coordenadas, a fim de georreferenciar o mapa base. Para mover o ponto de referência até o ponto conhecido basta clicar com o botão esquerdo do mouse e arrastá-lo até o ponto conhecido e, então, digitar as coordenadas x e y na respectiva caixa de texto. Pressionando o net scroll (botão de rolagem do mouse) e arrastando o mouse, a figura pode ser aumentada ou diminuída (zoom). Pressionando o botão direito do mouse, a figura pode ser movimentada na Área de Visualização do Georreferenciamento.

  IMPORTANTE: no georreferenciamento as coordenadas “x” e “y” dos dois pontos de referência devem ser diferentes para que o SCBR estime o comprimento e largura da imagem inserida.


Figura 2.35 Informações do Domínio de Simulação.

Domínio de Simulação: permite configurar o tamanho e a orientação da área onde será feita a simulação (Figura 2.35). A princípio, a melhor configuração (situação ideal) é aquela que aproxima ao máximo o domínio de simulação aos pontos de análise (Figura 2.36).

 

 

Situação não ideal:

Situação ideal

 

Figura 2.36 Configuração do Domínio de Simulação.

 

A opção Domínio de Simulação contém as seguintes informações no Painel de Edição:

·  Origem do domínio de simulação (m): coordenadas onde será fixada a origem do domínio de simulação.

·  Largura (m): largura do domínio de simulação.

·  Altura (m): altura do domínio de simulação.

·  Rotação (º): ângulo de rotação do domínio de simulação.

·  Cor: configura a cor da linha limite do domínio de simulação.


Figura 2.37 Dimensionamento manual do Domínio de Simulação.

O dimensionamento do domínio de simulação também pode ser feito de maneira manual (Figura 2.37), clicando-se nos nós laterais (nós em vermelho na figura ao lado) e arrastando-os para a posição desejada, sendo que a rotação pode ser ajustada clicando-se no nó central (nó em azul na figura ao lado) e rotacionando para o ângulo desejado. Quando ajustado o domínio manualmente, o SCBR atualizará automaticamente as novas informações no painel de edição.

 

Tempo de Simulação: a opção Tempo de Simulação permite configurar os parâmetros referentes à evolução temporal do estudo (Figura 2.38).

Figura 2.38 Informações do Tempo de Simulação.

·  Data Derramamento: refere-se à data estimada da ocorrência do derramamento;

·  Tempo de Simulação: corresponde ao número de dias, semanas, meses ou anos no qual o modelo simulará o transporte da pluma de contaminantes em fase dissolvida;

·  Intervalo Saída: corresponde ao passo temporal da simulação, ou seja, o intervalo de tempo de saída da simulação no módulo Resultados e nos relatórios.

Anotações: a opção Anotações permite fazer observações sobre o estudo. Estas anotações serão incorporadas ao relatório gerado pelo SCBR, permitindo assim uma maior customização.

Figura 2.39 Opção Anotações.