Solução Corretiva Baseada no Risco

2.2.3 Módulo Amostragem

  • O módulo Amostragem (Figura 2.89) tem como objetivo assegurar a obtenção de informações confiáveis a respeito da existência, concentração e distribuição na área investigada de determinadas substâncias, de acordo com o objetivo da fase de investigação para a qual foi desenvolvida.

Figura 2.89. Módulo Amostragem.

Barra de Elementos (Amostragem): os elementos do módulo Amostragem, apresentados abaixo, estão agrupados na Barra de Elementos (Figura 2.90).

 

Figura 2.90 Itens da Barra de Elementos no Módulo Amostragem.

      O esquema de distribuição de pontos de amostragem pode ser feito tanto para o solo (Figura 2.91) como para água subterrânea (Figura 2.92).


Figura 2.91. Amostragem no meio solo.


Figura 2.92. Amostragem no meio água subterrânea.

O painel de edição do módulo Amostragem é composto pelas abas Configuração e Vértice.

Figura 2.93 Aba Configuração do módulo Amostragem.

  • Configuração: permite o usuário visualizar e ter acesso às principais configurações da área: Área (m²), Meio Avaliado, Esquema de Distribuição e Observações (Figura 2.93).

ü Área (m²): área total da área de amostragem desenhada;

ü Meio Avaliado: meio no qual o usuário deseja obter os pontos de amostragem: Solo ou Água Subterrânea;

üEsquema de Distribuição: contém os tipos de esquemas de distribuições: Amostragem Direcionada, Aleatória Simples, Aleatória Estratificada e Sistemática (para maiores detalhes, consultar o Manual de Referências Técnicas);

ü   Observações: observações referentes à Amostragem.

 

·       Vértice: coordenadas dos vértices da área de amostragem (Figura 2.94).

Figura 2.94 Aba Vértices do módulo Amostragem.

 

Para delimitar uma área de amostragem, deve-se clicar sobre o botão ( ) Adicionar Área de Amostragem” para habilitar essa função, e depois desenhar a área de interesse no domínio de simulação.

Figura 2.95 Amostragem Direcionada.

 

Amostragem Direcionada: neste esquema de distribuição é o usuário que define a posição dos pontos de amostragem dentro da área delimitada. Após delimitar a área de amostragem, o usuário deve clicar em “Adicionar Ponto de Amostragem” e em seguida posicionar os pontos no local desejado (Figura 2.95).

Através da opção “Editar Pontos de Amostragem” o usuário pode adicionar/alterar a posição do ponto, colocar a profundidade em relação ao nível do terreno e editar o composto químico, conforme ilustra a figura abaixo (Figura 2.96). Este recurso está disponível em todos os tipos de esquemas de distribuição.

 

Figura 2.96 Alteração do ponto de amostragem.

 

 

Amostragem Aleatória Simples: neste esquema de distribuição o usuário define o número de pontos de amostragem que deseja ter (Figura 2.97). Após definir o número de pontos de amostragem, o usuário deve clicar no ícone “Calcular Plano de Amostragem” ( ) para que o SCBR crie tais pontos de forma aleatória.

Figura 2.97 Amostragem Aleatória Simples.

Amostragem Aleatória Estratificada: neste esquema o usuário também define o número de pontos de amostragem que deseja ter (Figura 2.98). Ainda é possível configurar as opções:

ü  Mostrar (Malha): quando checado, exibe a malha da área de amostragem;

ü  Espaçamento de Malha (m): o usuário pode colocar o espaçamento desejado da malha, e o SCBR calcula o número de células proporcionais a esta;

ü  Quantidade de Células: se o usuário optar por não colocar o espaçamento da malha, ele pode definir o número de células que irão compor a área.


 

Figura 2.98 Amostragem Aleatória Estratificada.

Amostragem Sistemática: neste esquema os pontos amostrados são calculados em função do espaçamento da malha, ou na probabilidade de detectar focos esféricos ou elípticos do foco de contaminação (hot spots) (Figura 2.99 e Figura 2.100):

ü  Mostrar (Malha): quando checado, exibe a malha da área de amostragem;

ü 

 

Figura 2.99 Amostragem Sistemática.

Tipo de Malha: é possível escolher a malha do tipo Quadrada ou Triangular;

ü 

Figura 2.100 Tipo de Malha da Amostragem.

Diâmetro 1 (m): corresponde ao menor diâmetro da fonte de contaminação (hot spot);

ü  Diâmetro 2 (m): corresponde ao maior diâmetro da fonte de contaminação (hot spot);

ü  Usar Ângulo: ângulo do maior diâmetro da fonte de contaminação;

ü  Espaçamento da Malha (m): o usuário pode colocar o espaçamento da malha desejado, e o SCBR calcula o número de células proporcionais a esta;

Probabilidade (%): probabilidade de X% de encontrar um hot spot na área.