Solução Corretiva Baseada no Risco

3.4.1 Inspetores

Os inspetores (ponto, polilinha e área) são ferramentas desenvolvidas com a finalidade de ajudar no refinamento do resultado. Neste exemplo, vamos abranger a funcionalidade do ponto e da polilinha.

Para a criação do ponto deve-se entrar no módulo Resultados, no item Inspetores ) e clicar em Criar inspetor de ponto (Figura 3.20). Ao criar um inspetor ponto é possível verificar a linha de fluxo a partir daquele ponto, ou seja, é possível verificar a trajetória de partícula (Figura 3.21 e Figura 3.22). é possível extrair as informações ao longo dessa trajetória, utilizando a polilinha. Para criar a polilinha, deve-se entrar no módulo Resultados, no item Inspetores () e clicar em Criar inspetor de polilinha, e selecionar o ponto inicial, clicando com o botão esquerdo do mouse, e nos pontos intermediários, até chegar no ponto final, sendo que para finalizar a polilinha basta clicar com o botão direito (Figura 3.22).


Figura 3.20. Módulo Resultado para a criação de inspetores.

Figura 3.21. Criação do inspetor ponto e as suas funcionalidades.

Figura 3.22. Trajetória da partícula a partir do inspetor ponto.

Para a extração dos gráficos referentes à polilinha basta selecionar a polilinha de interesse no subitem Inspetores, no módulo Resultado, e o mapa desejado no item Mapas do Painel de Edição (Figura 3.23), para o exemplo em questão foi selecionado o mapa da magnitude da velocidade e após criou-se o gráfico no documento atual (Figura 3.24). Além do mapa da magnitude da velocidade é possível gerar o gráfico do mapa potenciométrico, gráficos dos vetores da velocidade, entre outros. Dentro do item da polilinha ainda há a possibilidade de observar os valores obtidos na modelagem clicando em cima dos itens.

Figura 3.23. Polilinha ao longo da trajetória de partícula.

Figura 3.24 Mapa da magnitude da velocidade.

Caso seja necessário excluir uma polilinha pode-se clicar no ícone Deletar ( ) na barra de ferramentas e clicar em cima da polilinha a ser excluída.